Marketing Musical: o que fazer antes de tudo?

Chega uma hora na carreira do artista em que ele precisará começar, planejar ou refazer o marketing musical para seus lançamentos e nos conteúdos para engajamento no seu dia a dia. Neste caminho ele vai precisar de auxílio de pessoas e de profissionais com experiência para isso.

Mas, antes de você investir tempo em composições, na produção musical ou na gravação do clipe entre outras ações que tem direito, pense em organizar seu cronograma de lançamentos e divulgação de suas músicas.

  • Quantos lançamentos você vai fazer nos próximos 12 meses?
  • Quantos vídeos com você cantando serão gravados até o próximo (ou o primeiro) lançamento?
  • Depois que fizer seu primeiro lançamento, quando será o próximo?
  • O que vai fazer para manter aquecida sua audiência e o público que assistiu ou ouviu você a primeira vez?
  • Vai responder os comentários de cada um

Chega um momento que é inevitável ter que investir na qualidade visual com o marketing musical de seu projeto. Você tem dois caminhos para chegar nesse ponto. Não investir nada de nada e quando a música estiver pronta ter que investir muito para começar um trabalho do zero, ou você pode já ir construindo uma audiência aos poucos enquanto seu próximo (ou primeiro) lançamento não sai do estúdio ou não conseguiu ainda um investidor.

Aliás, um bom trabalho de marketing com certeza irá te ajudar a conseguir um investidor mais rápido e a vender shows mais facilmente.

Eu escuto muito por aqui de cantores, duplas e bandas “vou ainda gravar um clipe, depois procuro vocês” ou “ainda estou em estúdio, vamos deixar para depois que gravarmos o CD”  ou “ainda não tenho um investidor para fazer isso” e o grande problema de deixar pra depois é perder muito tempo e deixar de fazer tarefas importantes para lançar sua música.

Com isso, proponho uma mudança de pensamento.

Comece o marketing, quando começar as audições, quando começar a produzir, quando começar a gravar, ou melhor, quando estiver pensando em fazer tudo isso. Não quero chegar no seu projeto depois, na verdade, quero começar com você. Pois, assim, vamos conseguir juntos planejar, estruturar e continuar, continuar e continuar mesmo em momentos mais difíceis.

Analisar e definir o essencial em cada estratégia

No mercado da música existe muito a questão das tendências e sazonalidades. Você vai concordar comigo que as músicas que tendem a fazer maior sucesso no verão não são as mesmas que fazem sucesso no inverno, por exemplo. Talvez a sua música seja excelente para ser lançada um ou dois meses antes do Carnaval, mas quando chegar lá perto do Carnaval, você vai ter que esperar sua logo ficar pronta, seu site ficar pronto, suas mídias sociais aquecerem e tudo isso leva tempo.

Outra questão é que os contratantes costumam procurar cantores, duplas e bandas com antecedência e se você não estiver preparado, ou seja, não estiver com o site em dia e uma boa apresentação visual talvez nem seja lembrado nesse momento quando receber um contato.  Então, eu te pergunto:

Quantos shows, contatos e contratos você está perdendo, por deixar o marketing musical para depois?

Fortaleça seu marketing musical antes de lançar, antes de mostrar, antes de divulgar, antes de fechar um show… entendeu? Tudo vem antes, não depois.

Então, como começar a divulgação sem ter todas as músicas gravadas? Ou nenhuma música autoral? Ou nenhum dinheiro para isso?

Comece com a sua logo ou se ainda não tiver dinheiro para isso, faça uma nova foto para sua divulgação ou ainda uma sessão de fotos.

O artista precisa ter rosto e atitude de artista em todos os momentos e em todos os lugares. É simples.

  • Cuide do seu cabelo, da sua barba e da sua maquiagem.
  • Treine seu olhar, seu sorriso e empatia em suas fotos.
  • Escolha roupas, acessórios e pequenos detalhes que vão trazer personalidade.
  • Provoque. Seja ousado. Mas, não vulgar.

Quer saber mais informações sobre Marketing musical? CLIQUE AQUI

Fonte: Agência iComp

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Fale no WhatsApp