DICA DE COMO FAZER SEUS VÍDEOS BOMBAREM NO YOUTUBE [SÉRIE ESPECIAL #2]

Na semana passada iniciamos a primeira SÉRIE ESPECIAL com DICAS DE COMO FAZER SEUS VÍDEOS BOMBAREM NO YOUTUBE. 

Na DICA #1 mostramos a importância de se conhecer seu público, que chamamos de personas. Após identificado o público-alvo, partimos então para as próximas dicas. Sempre tendo como base QUEM É O SEU PÚBLICO.

A DICA #2 desta semana é INVISTA NO SEO. A maioria das técnicas de divulgação adotadas por canais e sites de vídeo, consiste em levar o conteúdo ao público, mesmo que ele não esteja procurando exatamente por aquele tópico no momento. Porém, nossa primeira dica, e que talvez seja uma das mais eficientes, é que você invista no processo contrário. Ou seja, torne seu conteúdo “encontrável” quando alguém estiver buscando por um tópico relacionado a ele em buscadores comuns, como o Google. E como fazer isso? Investindo em SEO.

SEO (Search Engine Optimization),  também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing

Então, é sempre importante caprichar na otimização daquilo que você posta, trabalhando com assuntos e termos relevantes, elaborando bons títulos e descrições para cada material, tendo um site organizado, usando as tags de assuntos e mais.

No caso de publicações no Youtube é sempre importante o uso de palavras-chaves adequadas que refletem o conteúdo do seu vídeo, seu nome, seu estilo (caso seja um clipe musical) e sempre é bom colocar palavras-chaves com nome de cantores famosos que tenham um perfil de trabalho semelhante ao seu.

Otimize seus vídeos

1 – Ajuste o nome do arquivo antes de subir o vídeo

O trabalho de otimização já começa antes mesmo de fazer o upload. A palavra-chave do vídeo deve ser inserida no nome do arquivo que vai subir para o YouTube. Se for uma expressão, você deve usar hifens entre os termos.

Vai ficar assim, por exemplo: “dicas-de-seo-para-youtube.mp4”. Esse procedimento facilita que a ferramenta entenda qual é o tema principal do seu vídeo.

2 – Crie um título

Você já se deparou com um vídeo com o título meio bagunçado? Deu vontade de ver? Lembre-se que a experiência do usuário é muito importante para o SEO. O título é um dos pontos mais importantes do seu vídeo, pois é ele que vai informar aos motores de busca qual o conteúdo abordado.

Lembre-se que, assim como no caso das imagens, o Google não “lê” o que está sendo falado nessa mídia. Então aproveite o limite de 100 caracteres! Inclua, sempre que possível, as palavras-chave no início

3 – Inclua uma descrição

Após o título, a descrição também serve para informar os motores de busca sobre o conteúdo do vídeo. E informar os usuários, também – nunca se esqueça da experiência do usuário!

O YouTube permite um total de 5.000 caracteres, mas só cerca de 150 deles vão aparecer nos resultados em uma pesquisa no Google. Essa ajuda é fundamental para incentivar o internauta a entender que você está abordando o tema que ele procura e levá-lo a clicar no seu vídeo.

Portanto, para cada vídeo, escreva uma descrição única e relevante, com os destaques no começo. Outra coisa que indicamos bastante é incluir uma URL direcionando para o seu site ou Landing Page.

Procure inserir suas palavras-chave e o link logo no início da descrição. Assim como no título, as primeiras palavras possuem um peso maior que as últimas. Por isso, é bom planejar como preencher esse espaço.

Além disso, quando o visitante entra na sua página e o “mostrar mais” não for clicado, o link estará sempre visível.

Para vídeos que possuam produções musicais, SEMPRE coloque a letra da música, a ficha técnica dela como, produtor musical, compositor, pessoas que participaram das filmagens e edições e, claro, inserir no campo correspondente o ISRC da sua música.

 

Se você estiver disposto a não perder mais tempo e dar os primeiros (ou os próximos) passos para divulgar seus conteúdos ou até mesmo produzi-los, faça conosoco, entre em contato e vamos iniciar uma conversa para falarmos sobre a sua carreira e o seu próximo lançamento.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Fale no WhatsApp