10 dicas essenciais para cantar melhor.

Separamos as melhores dicas para você que é cantor e não sabe como aquecer sua voz antes das apresentações. Confira as 10 dicas essenciais de como cantar melhor.

1. Procure cantar sempre em pé, com postura ereta.

Cantar em pé favorece à respiração diafragmática, você terá mais ar para alcançar notas altas e folego para sustentar as notas por mais tempo. A postura ereta, neste caso, não significa que você tenha que ficar com corpo rígido ou travado, e sim ter o corpo bem alinhado e pronto para atender suas necessidades de canto. Gostamos de chamar a postura correta para cantar de postura confiante. Parecer confiante vai te deixar confiante, pode acreditar.

2. Relaxe a musculatura do corpo, principalmente a do tronco.

Cantar exige flexibilidade e agilidade da musculatura envolvida na sua movimentação e respiração, se você ficar travado não irá conseguir se expressar da maneira correta e isso, com certeza, irá interferir na qualidade da sua apresentação.

Para soltar a voz, solte o corpo e a mente. Relaxe!

3. Evite roupas apertadas.

Um erro muito comum cometido por alguns cantores é usar, em apresentações, roupas apertadas que até podem parecer chiques, talvez para um desfile de moda. Esteja sempre bem vestido, mas não comprometa sua capacidade de respiração e movimentação durante a apresentação.

4. Faça exercícios de aquecimento vocal

O aquecimento vocal é muito importante para que suas cordas vocais não sofram nenhum tipo de lesão ao cantar. Antes de começar a cantar, é importante realizar um breve aquecimento. Da mesma forma que antes de realizar exercícios em uma academia é importante aquecer os músculos do corpo, a voz também precisa se aquecer antes de performances.

Confira o vídeo abaixo com técnicas incríveis de aquecimento vocal

5. Após a apresentação, faça desaquecimento e repouso vocal.

Se a maioria conhece a importância e ainda assim não faz o aquecimento vocal antes de cantar, imagina então falar em desaquecimento. Entretanto, é tão importante quanto, se você deseja ter uma boa voz por muitos anos.

O desaquecimento são exercícios técnicos parecidos com os que você faz para aquecer sua voz, entretanto com uma intensidade menor e focados em relaxar e descansar sua musculatura. Após desaquecer fique alguns minutos em silêncio, sem nem falar, e depois algumas horas sem voltar a cantar. Isso irá te ajudar a preservar sua saúde vocal para o longo prazo.

6. Procure tomar, pelo menos, dois litros de água por dia.

No canto, a hidratação da mucosa é de fundamental importância. Por mais que pareça clichê, ainda existem cantores iniciantes que não sabem a importância da hidratação.  Tomar dois litros de água é uma recomendação de saúde pública da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas se você é um cantor, ou usa muito a voz de alguma forma, tomar dois litros de água por dia não é recomendação é obrigação.

7. Domine completamente a música que você vai cantar.

Isso evitará frustrações por insegurança, timidez, ansiedade, etc.

No caso de uma música nova, procure estudar bem o texto, (sem acompanhamento), isso lhe ajudará a decorar a música e trará maior segurança posterior.

8. Escute sua própria voz

Aprenda a reconhecer sua voz, novos timbres, tessituras (tons graves, médios e agudos), partes ressonantes da máscara facial. É importante você monitorar sua voz, constantemente.  Use seu celular para gravar você cantando, e preste atenção na sua dicção e em cada detalhe. Veja se existe algo que você poderia melhorar, grave novamente e perceba o efeito da mudança.

Durante uma apresentação, não hesite em pedir para aumentar o volume do retorno caso você não esteja se ouvido bem, ou pedir para baixar o volume dos instrumentos caso eles estejam mais altos que sua voz.

9. Procure não comer em excesso

Nos momentos antes das aulas de canto e antes das apresentações você sempre deve ter uma alimentação leve e saudável, prefira verduras, legumes e frutas. Com o estomago cheio você terá dificuldades para respirar adequadamente e não vai cantar tão bem quanto gostaria. Atenção às comidas super condimentadas e gordurosas. Não fazem bem para a mucosa e prejudicam o sistema respiratório.

10. Evite coisas muito quentes ou muito frias

Não exagere na ingestão de bebidas quentes em excesso, como chá, café, chocolate, etc. E tome bastante cuidado com mudanças bruscas de temperatura, seja por ingestão de líquidos ou fatores climáticos. Fuja do contato próximo a ares-condicionados e ventiladores. Se não for possível, aumente a ingestão de água à temperatura ambiente.

Conclusão

Essa foi a nossa seleção de 10 essenciais  dicas para cantar melhor e melhorar a sua voz. Faça dessas dicas como mandamentos, e todos os dias cuide de obedecê-las. Assim você irá alcançar seus objetivos como cantor e manter seu desenvolvimento constante na música.

Fonte Cursos de Canto

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Fale no WhatsApp